Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Última Paragem

O blog do bicho do mato

O blog do bicho do mato

Última Paragem

17
Abr21

Capítulos

Maria J. Lourinho

É um lugar-comum dizer-se que a vida tem capítulos, mas tem, como os livros; em ambos os casos, para entendermos o capítulo que começa precisamos de ter lido o anterior.

Na juventude, este movimento de abrir e fechar capítulos é-nos quase imperceptível - temos pressa de realizações e muitos objectivos para alcançar.

Quando, porém, a bagagem de cada um já se acumulou, a perspectiva muda e, ao encararmos a inevitabilidade de mais um fim de capítulo, já não nos é estranha a sensação do olhar que se turva com uma fina lente de nostalgia.

Como dizia Mick Jagger numa entrevista, “recordar é muito exigente a nível emocional. Exige reviver muitas emoções, reviver amizades, reviver altos e baixos; é aborrecido e perturbador”, e por isso desistiu de escrever as suas memória.

Tem razão.

Carrego bagagem suficiente para, também eu, de cada vez que alguma coisa chega ao fim e urge que a desfaçamos, sempre seja tomada pela emoção de reviver outros fins, e entre eles os mais difíceis – a morte do pai, e a saída de casa do último filho.

São momentos exigentes e perturbadores, sim. Neles, a nostalgia chega a ficar tão densa que talvez devesse mudar de nome. Mas não sei para qual.

... la nave va.



6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub